30 jun 5 erros mais comuns na compra do primeiro imóvel
A emoção do momento e a falta de experiência no ramo podem levar o comprador a cometer alguns erros na compra do primeiro imóvel que prejudicam toda a transação. Aqui listamos os principais:
1. Não pesquisar o suficiente antes de comprar
Um dos erros mais básicos que alguém pode cometer na hora de comprar o primeiro imóvel – e na hora de comprar qualquer outro item de maior valor – é não pesquisar o suficiente.
É bom ter em mente o tamanho do investimento que esse tipo de negociação envolve e que esse plano é de longo prazo para não ser levado pelo calor do momento.
2. Não analisar se o valor cabe no bolso na hora da compra do primeiro imóvel
Do momento que você decide comprar um imóvel e começa a procurar o melhor para as suas necessidades até a hora de receber as chaves ou registrar a propriedade em seu nome, você deve manter um forte comprometimento com o seu orçamento e respeitar o planejamento financeiro feito desde o começo.
3. Não pesquisar o histórico da construtora e/ou da imobiliária
Por ser uma transação que envolve altos valores, é imprescindível saber quem são os outros envolvidos na negociação. Informe-se sobre a reputação da construtora ou incorporadora. Observe se ela é bem conceituada, certificada e possui prêmios reconhecidos por instituições que avaliam o setor.
4. Não considerar as taxas e os impostos desse imóvel
Um erro clássico é desconsiderar as despesas extras. Há diversos custos que entram na conta final, como taxas, juros, impostos e outros custos adicionais.
5. Não ler atentamente o contrato
Isso parece óbvio, mas muita gente ainda não tem o cuidado necessário ao ler um contrato desse. Para evitar problemas futuros, jamais assine o documento antes que seja analisado por um profissional.
Fonte, texto original: https://www.tegraincorporadora.com.br/blog/mercado/comprar-um-imovel-novo-ou-usado/
No Comments