23 jun Como comprar um imóvel usado com segurança?
Na hora de comprar um imóvel, muitas questões passam pela cabeça, e escolher entre um novo ou usado é uma delas. Quando se trata de um imóvel usado a compra pede ainda mais prudência.
Por isso, é importante analisar cuidadosamente todas as documentações e, também, as condições do imóvel.
Confira neste post como comprar um imóvel usado com segurança!
Analise o estado de conservação do imóvel usado
Um imóvel usado exige a verificação de todas as condições de infraestrutura do local, antes de comprar. É preciso checar se não há infiltrações, desníveis de piso, goteiras e rachaduras, por exemplo.
Além disso, visite o imóvel durante o dia e à noite para conferir algumas particularidades do bem. Também, visite no dia de chuva para verificar se tem alguma infiltração ou goteira.
Exigência das documentações do imóvel usado
A primeira cautela que se deve ter antes de realizar a compra é solicitar as seguintes documentações:
- Certidão de propriedade com negativa de ônus e alienação (se o imóvel já estiver matriculado, a mera certidão da ficha da matrícula já abrange todas as informações necessárias);
- As certidões negativas de ações cíveis, fiscais e trabalhistas e de protestos de títulos. Se houver alguma ação ou protesto, uma advogada deverá ser consultada para avaliação dos riscos;
- As pessoas jurídicas proprietárias deverão apresentar as CNDs do INSS e da Receita Federal em seu nome;
- No caso de vendedor pessoa física, que seja empregador ou produtor rural, CND do INSS em seu nome também deverá ser apresentada;
- Verificar se existem débitos condominiais (em caso de apartamentos/unidades autônomas) ou IPTU em atraso;
- No caso de formalização do negócio, é muito importante registrar o contrato de promessa ou a escritura definitiva no cartório de Registro de Imóveis competente.
Observe a vizinhança
A localização é o fator principal avaliado na hora de escolher um imóvel, pois bairro onde você optar comprar a sua casa funcionará como uma espécie de termômetro da qualidade de vida que a sua família terá.
Escolher um bairro é, automaticamente, escolher uma vizinhança. E sim, ela importa e muito! Esse quesito é o mais subjetivo de todos, pois depende muito do perfil do morador.
Aliás, dependendo da escolha do bairro pode valorizar bastante o seu imóvel.
Financiamento ou pagamento à vista
Uma das vantagens de comprar um imóvel usado é que, normalmente, o proprietário está disposto a negociar, mas se você tem o capital necessário para comprar, veja se o vendedor está disposto a oferecer um bom desconto.
No entanto, se você não tem condições de fazer o pagamento à vista, pode recorrer a um financiamento.
Sem dúvidas, o financiamento pela Caixa Econômica Federal é uma das opções mais comuns para os brasileiros na hora de comprar um imóvel. Afinal, essa é uma das modalidades que oferece as menores taxas de juros e prazos maiores para pagamento.
Lembrando que, a CEF deve avaliar o imóvel em que você manifestou interesse. Vão ser analisados os documentos do vendedor e se a propriedade está dentro do que é permitido pelo financiamento da Caixa.
Por causa dessa vistoria, é bem importante que o imóvel escolhido tenha sido bem avaliado por você no momento da busca. Isso acontece porque determinadas condições físicas ou a falta de documentação pode colocar tudo a perder.
A grande vantagem em se comprar um imóvel usado está no seu valor, que geralmente é mais barato que um imóvel novo. Além disso, essas residências estão prontas para morar, o que pode ser um diferencial para quem tem pressa em se mudar.
Todo o processo de compra de um imóvel requer muita atenção e prudência. Desde a primeira visita à propriedade até a assinatura do contrato de compra e venda muitas questões precisam ser analisadas e para isso, você deve consultar um especialista na área.
No Comments